O ano de 2000 (dois mil) trouxe para Maceió a primeira Escola em sistema de cooperativa educacional. Transformou-se em cooperativa, uma estão Escola particular com 28 anos de tradição na capital alagoana. Eis uma tendência de formação de cooperativas como solução para movimentação econômica e geração de emprego e renda. As vantagens da aplicação do sistema na educação estão na redução do valor da anuidade em relação ao valor de mercado; na melhoria da qualidade de ensino uma vez que melhora o desempenho dos professores porque agora eles são os donos do negócio e na redução dos desperdícios de ordem pedagógica e administrativa.

A Cooperativa Educacional de Maceió foi constituída em assembléia geral, realizada em 28 de outubro de 1999. O objetivo da COOPEMA é a manutenção do Colégio São Lucas para desenvolver seu Projeto Pedagógico com educação de qualidade de preço justo.

A COOPEMA é constituída por educadores e profissionais da educação e nasceu da iniciativa de professores oriundos de uma Escola particular que decidiu encerar suas atividades tendo em vista os prejuízos advindos da inadimplência dos pais, inadimplências esta estimulada pelo governo federal com edição e reedições de Medidas Provisória.

O cooperativismo cresce em vários ramos de atividades porque possui todos os requisitos para ser o modelo ideal de empresa, é o modelo cuja doutrina busca o equilíbrio entre o social e o econômico. O Sistema Cooperativista possui doutrina e princípios próprios, daí a importância de divulgar a essência do cooperativismo para preservar sua identidade.

Entre os aspectos de um empreendimento cooperativista, destacam-se a gestão democrática e a eficiência empresarial que são as colunas de apoio para os avanços de uma cooperativa.
No Brasil, é a Lei 5764 de 16 de dezembro de 1971 que define a política nacional do cooperativismo e institui o regimento político das sociedades cooperativas. Com o surgimento dos chamados preços abusivos nas Escolas Particulares e com o serviço caótico do ensino nas Escolas Públicas, a alternativa se apresenta com o aparecimento das cooperativas educacionais.
As cooperativas educacionais estão surgindo dos ideais de pais que vislumbram uma escola com preços justo e qualidade de ensino, também dos ideais de professores que se firmam, profissionalmente, apoiados na qualidade de seu próprio negócio.